Conto sobre o que li: "Persuasão" de Jane Austen





 Primeiro livro que li da escritora, e posso dizer que fiquei satisfeita. Ler um clássico nem sempre é fácil, mas este livro superou as expectativas.
Persuasão foi escrito em 1816 e foi o último livro completo escrito por Jane Austen, tendo ela falecido no ano seguinte. É um livro pequeno mas detalhado e descritivo, peca, na minha opinião pela falta de diálogo entre as diferentes personagens, principalmente Anne e o capitão Frederick Wentworth. Só na terça parte do livro é que começamos a sentir o que une estas personagens que já nos tinham conquistado nos capítulos anteriores.
É importante destacar a crítica assertiva que a escritora faz à sociedade. Criando personagens tipo bastante fortes, como Mr. Elliot, mas principalmente Sir Walter e Elizabeth, que são extremamente extravagantes, vaidosos e acreditam pertencer à elite social. Desprezam pessoas que não estejam nesta elite, incluído, respectivamente, as filhas mais novas e irmãs.
Quero ler ainda “Emma” da escritora, embora já tenha lido diversas opiniões menos boas em relação à personagem principal. Mas nada melhor do que tirar as nossas próprias conclusões. 


Share:

0 comentários